Skip to main content

O projeto

O projeto Aprendizagem Autorregulada em SmartArt (SmartArt) é um projeto interdisciplinar e inovador centrado na conceção de novas formas de ensino de História da Arte através da utilização de novas tecnologias. O projeto centra-se na conceção de uma sala de aula virtual inteligente de aprendizagem destinada especialmente a adultos. Propõe o desenvolvimento de um ambiente virtual. Este ambiente contém ferramentas de aprendizagem autorreguladas destinadas a alcançar uma aprendizagem personalizada. Estas ferramentas incluem diferentes recursos hipermédia (avatares, feedback automático, registos de padrões de aprendizagem, etc.).

A utilização destes recursos inovadores destina-se a melhorar o ensino da História da Arte em ambientes virtuais de aprendizagem e a promover a divulgação do valor do património cultural. Seguindo a abordagem do recente Ano Europeu do Património Cultural (2018), o projeto está totalmente alinhado com as orientações da estratégia de investigação regional (RIS3 2014-2020), considerando que a difusão junto da sociedade de conteúdos relacionados com a história e a arte promove a valorização da identidade e da riqueza cultural da União Europeia. Além disso, responde ao objetivo 4 da Agenda 2030 (qualidade da educação ao longo da vida). Para alcançar estes objetivos, será dada especial atenção à divulgação e transferência dos resultados para a sociedade, em conformidade com os objetivos do Plano Estratégico de Investigação, Transferência de Conhecimento e Inovação 2019-2024 da Universidade de Burgos. Para estudar o impacto do SmartArt, serão utilizadas várias técnicas de processamento e análise de dados, desde metodologias quantitativas, técnicas de inteligência artificial e prospeção de dados, até métodos qualitativos (método misto).

OBJETIVOS

Conceção de um ambiente inteligente de aprendizagem

(Virtual Learning Smart Environment-VLSE-) (SmartArt). Este ambiente é baseado numa metodologia de aprendizagem autorregulada (Self-Regulated Learning-SRL-) que será implementada através da figura de um avatar e de diferentes recursos hipermédia para a aprendizagem da História da Arte. Este objetivo permitirá aos adultos o acesso à aprendizagem simples e altamente motivadora da História da Arte.

Divulgar a aprendizagem da História da Arte em ambientes virtuais

Divulgar a aprendizagem em ambientes virtuais associados a Museus e fundações relacionadas com a divulgação cultural. Para este fim, temos a colaboração de Câmaras Municipais, Museus, Associações e Fundações de património cultural.

Implementar mecanismos sistemáticos de monitorização e avaliação

O SmartArt, quando desenvolvido num VLSE, contemplará a funcionalidade do registo não-nominativo de interações em que se podem encontrar padrões de interação e, com base neles, oferecerá o tipo de aprendizagem mais apropriado em cada caso. Este aspeto será de grande ajuda para professores e estudantes, uma vez que permitirá uma aprendizagem personalizada.

Atualizar as competências de formação de professores de História da Arte

Atualizar as competências de formação de professores em ambientes virtuais. Para o conseguir, serão desenvolvidos materiais e manuais para professores sobre a utilização do SmartArt.

O reforço da inclusão social e digital dos adultos

Será conseguido através de ações de interação em grupo na sala de aula virtual SmartArt.

PartilharGeneralizar e transferir o design SmartArt para outras disciplinas e campos de ensino.

O SmartArt será aplicado à aprendizagem da História da Arte, mas a sua estrutura permitirá a inserção de outros tipos de conteúdos em outras disciplinas.